terça-feira, 11 de novembro de 2008

Hoje é dia de magusto, vamos lá comer as castanhas e a beber a jeropiga .
LENDA DE SÃO MARTINHO : O porquê do "Verão" de S. Martinho
O dia de S. Martinho comemora-se no dia 11 de Novembro. Diz a lenda que quando um cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu. O dia estava chuvoso e frio, e o velhinho estava encharcado. O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio, com a espada. Depois deu a metade da capa ao mendigo e partiu. Passado algum tempo a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol. Pena é que não haja "cavaleiros" nos dias de hoje, quem tem muito dividir com quem não tem nada, mas paciência eu não posso mudar o mundo, mas posso dar o meu contributo.... não acham?

8 comentários:

Anónimo disse...

Acho muito bem!
Estou contigo, não podemos mudar o mundo, mas podemos ajudar a faze-lo melhor.
Um bom dia de S.Martinho.
Bjinhos.Pedro

Maria José disse...

Feliz dia S.Martinho
bjs

marta e joão disse...

viva ao são martinho e à bela da castanha ;)

um grande beijinho

Cakuxa disse...

Acho sim, é um bom principio!

Bom dia de São Martinho e muitassss castanhas!

Beijocas gordas
Cakuxa

Anónimo disse...

Viva o S. Martinho
Pois hoje é feriado aqui onde moro

É o feriado municipal.

Também conhecia essa lenda do S. Martinho gabriela

Anónimo disse...

Que engraçado á pouco comentei aqui, mas depois continuei a ler post mais antigos qual não é o meu espanto vi mencionado o nome da minha terra Sortelha, como o mundo é pequeno fiquei tão contente.
Embora tenha saìdo de lá com apenas 5 anos hoje tenho 51 já lá vão 46 anos,mas tenho lá alguns familiares poucos.Os meus pais vieram tentar uma vida melhor nessa altura eramos 4 irmãos depois vieram mais 4 os meus pais souberam fazer bem as contas viemos morar para Mafra.
MAS Sortelha é linda com uma beleza imparável ali respira-se ar puro depois o castelo bom é melhor parar por aqui, quando começo a falar da minha terra nunca mais me calo. Desculpe este meu testamento mas vou passar mais vezes se me permitir claro. Um beijo gabriela

marta e joão disse...

venho aqui mandar um beijito

Filho para sempre disse...

Saber dar, dividir, ser solidário...isso sim...é saber viver bem, por nós e por todos!
Um abraço